agosto 10, 2007

Petição - Radares de 50km/h para 80km/h

Hoje de manhã, liguei a televisão e estava a ver o progama matinal de informação, onde uma das peças era sobre os radares de Lisboa. Então o que se passa é o seguinte, os senhores polícias não têm já mãos a medir, via-se a impressora a imprimir as infrações de dias anteriores, uma vez que são tantas as multas que nem sequer dá para imprimir tudo no mesmo dia. Posso acrescentar que compreendo porquê, uma vez que os senhores informaram que estão a multar desde 55km/h, dão assim uma margem de 5km/h (a margem de erro do radar). Isto tem de ser para rir. Recapitulando, ou vão a 40km/h ou se forem no limite e se distraírem 5 segundos... já foram...
O sítio com mais multas é o radar do Túnel do Marquês, e eu quando passo lá realmente vejo sempre flashes ... espero que não seja para mim. O senhor da polícia que estava a dar a entrevista na RTP disse até que possivelmente não conseguem enviar as multas para toda a gente. E pergunto eu, com que critério se escolhe para quem se envia a multa ou não... Portanto ou se olha para as curvitas do túnel para não bater contra uma parede ou contra outro carrito, ou estamos pregados na velocidade... Não sei qual será mais importante, mas a câmara de Lisboa acha que é olhar para o velocimetro.
Transcrevo aqui um texto que explica o sucesso que os radares estão a fazer, isto se considerarmos sucesso encher os bolsos à câmara.
“É uma verdadeira caça à multa”, afirma Nunes da Silva, professor do Instituto Superior Técnico e especialista em trânsito, a propósito dos radares instalados pela Câmara de Lisboa. Estes têm tirado duas mil “fotos” por dia, um êxito que deixa longe as ‘marcas’ conseguidas por todos os aparelhos do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (com jurisdição de Sintra a Cascais, de Odivelas a Torres Novas, de Alverca e Torres Vedras): 200 por dia, um décimo, portanto. A GNR, em todo o país, detectou em média 12600 condutores aceleras por mês durante o primeiro semestre: um quinto dos resultados de Lisboa."
Por favor, assinem a petição para passar o limite de velocidade dos radares de 50km/h para 80km/h.

3 comentários:

F. Penim Redondo disse...

Obrigado Martitha por colaborar nesta campamha contra o arbítrio.
Informo que existe um blog lançado por mim como autor da petição onde pode ir sabendo as últimas novidades.
Vou pôr um link para o seu blog.
Endereço: http://radares50-80.blogspot.com/

E disse...

Desculpe a intromissão.

Adira ao movimento Lisboa+Viva.

Conto consigo! Pelos peões que circulam em Lisboa.

Anónimo disse...

Portugal dos Pequeninos