Hoje vou contar a minha saga bancária para o meu crédito habitação ser aprovado:
Tudo começou em finais de Julho, quando começámos a "visitar" bancos no sentido de nos fazerem simulações para o crédito habitação, depois a dia 5 de Agosto decidimo-nos por um banco que nos oferecia spread 0.35 a 40 anos para 90% do valor da casa e entregámos a papelada toda fazendo especial referencia que pedimos para o processo ser o mais rápido possível pois assim que tivessemos o crédito aprovado o ainda proprietário estava disposto a ceder-nos a cheva para podermos pintar a casa, etc... Sendo que tirámos férias na segunda quinzena de Agosto exactamente para isso. O OK ao pedido foi impecávelmente rápido e foi marcada logo a avaliação da casa. O resultado da avaliação veio em no dia seguinte e tinha sido por cima do que necessitávamos, portanto estava tudo a correr às mil maravilhas... pensavamos nós.
Acontece que o senhor que tratou do nosso processo ao invés de pedir crédito para 90% do valor da casa, pediu para 80% do valor da casa... ou seja faltava-nos muito dinheiro. Além disso esse senhor no entretanto tinha ido de férias. A senhora que o substituiu garantiu que esse produto de 90% a 40 anos nem sequer existia no banco, mas 90% a 30 anos ou 80% a 40 anos. A pergunta que se impõe é ... que culpa tenho eu?????
Estavamos já a dia 12 de Agosto e nada de aprovação.... Pensámos então ir a outro banco onde já nos tinham aprovado o crédito, mas com um spread mais alto, para avançarmos. Informaram-nos que tinham de voltar a avaliar a nossa situação, uma vez que essa avaliação tinha sido recusada por nós. Comprometemo-nos a enviar mais documentação até ao dia seguinte para termos um novo fiador (melhor que o anterior) pois ia beneficiar o processo e seria mais rápido.
No entretanto no Banco 1 as coisas continuavam iguais ... diziam-nos que iam tentar subir o valor de avaliação da casa ou tentar um crédito pessoal para aquele valor ... tangas portanto e com isto tudo o nosso receio era por um erro deles termos de pagar a avaliação de processo e da casa. Depois regressou de férias o senhor que tinha feito o erro e eis que diz que vai tentar pedir o crédito para 89% do valor da casa... continuámos a aguardar.
A dia 22 de Agosto liga-nos o banco 2, como tinhamos tanta pressa não pôs os papeis do fiador (que enviámos no dia seguinte) e como tal o crédito foi recusado. Assim ia agora tentar novamente. A dia 28 de Agosto veio finalmente a aprovação do crédito do banco 2 com um spread mil vezes maior do que o que nos tinham dado na avaliação aprovada por eles antes deste filme todo. Pedimos que esperasse pois no entretanto o banco 1 tinha ligado a perguntar de 85% do valor da casa já seria suficiente e obviamente preferimos fazer o negócio com eles para não termos de pagar 2 vezes a avaliação de processo e casa.
Hoje é dia 9 de Setembro e continuamos sem uma resposta definitiva do banco 1 e obviamente que se não existir até ao inicio da tarde nos vamos decidir pelo banco 2. Pergunto se não terei toda a legitimidade para não pagar os valores que o banco 1 concerteza me irá apresentar.
Estou completamente farta de bancos e não percebo como tantos incompetentes podem trabalhar a dar a cara por uma instituição, pois para mim ambos os bancos estão queimados. Isto não faz sentido juro!!!! Espero que seja hoje que isto termine, sendo que ainda temos de fazer a avaliação da casa no banco 2 e como estamos em maré de sorte também isso pode dar problemas.